loaderimg
image

Jardim da Orla de Santos

o maior jardim frontal de praia do mundo (Guinness World Records, pág. 196, edição 2001)

Fica em Santos o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002 pelo Guinness World Records.

Até hoje nessa privilegiada posição, o jardim é um  verdadeiro cartão postal da cidade, que emoldura os sete quilômetros de praia – são  5.335m de extensão e largura entre 45m e 50m, totalizando 218.800m².

O jardim também é uma galeria de arte ao ar livre, pois abriga nada menos que 38 monumentos e conjuntos esculturais, destacando personagens dos cenários santista, nacional e internacional.

CURIOSIDADES

Partiu do engenheiro Saturnino de Brito a ideia da construção dos jardins em 1914. Na década seguinte, começaram a surgir áreas ajardinadas em frente aos hotéis e, nos anos 1930, foi construído o primeiro trecho dos jardins. Mas seu traçado atual, curvilíneo, data de 1960, então sob a batuta do arquiteto Armando Martins.

O jardim se inicia no emissário submarino, próximo à divisa com a cidade de São Vicente, e se estende até a entrada do canal portuário, entre a Ilha de São Vicente (onde se encontram as cidades de Santos e São Vicente) e a Ilha de Santo Amaro (onde está o Guarujá). No sentido longitudinal, é cortado por seis canais de drenagem da Cidade.

São mais de 900 canteiros distribuídos por toda a orla. O jardim também conta com mais de 70 monumentos entre bustos, estátuas, marcos, fontes luminosas e vasos ornamentais, além de dezenas de quiosques, sanitários e chuveiros públicos.

Mas o que fazer além disso? Muitos quiosques com todo tipo de comida e bebidas espalhados por toda a orla, locais para crianças e adultos como a Fonte do Sapo, o famoso CPE em frente a a famosa igreja do Embaré , e vários parquinhos para a criançada próximos aos canais (Divisas) da orla da praia. Na ponta da praia o Deck do Pescador, passeios de escuna, fontes de agua para a criançada brincar e muito mais !

image